sexta-feira, 14 de março de 2008

ATÉ TU, BRUTUS? - Tu quoque, Brute?

REVISTA ÉPOCA: COLUNISTA IVAN PADILLA


Direito Autoral - Alquimia literária


Paulo Coelho é acusado de ‘‘transmutar’‘ texto originalmente escrito por colombiana

Paulo Coelho causou grande estardalhaço há dois meses ao lançar seu último livro, O Zahir, com tiragem inicial de 8 milhões de exemplares em mais de 80 países. Na semana passada, o mais bem-sucedido escritor brasileiro esteve novamente em evidência, mas por outro motivo. Na imprensa colombiana, a psicóloga Sonia Hurtado, colunista do jornal El Pais, de Cali, acusou o escritor de plagiar um artigo seu intitulado ''Cerrando ciclos'' (''Fechando ciclos''), publicado no dia 21 de janeiro de 2003. O texto de Coelho foi publicado originalmente no jornal O Globo em 2004 e traduzido para o espanhol pelo semanário colombiano El Espectador, com o o título ''Cerrar ciclos'' (''Fechar ciclos'').
''Não cabe nenhuma dúvida nesse caso: trata-se de um plágio'', afirmou Sonia a ÉPOCA, por telefone. ''Levei um susto ao ver um artigo meu assinado por um escritor tão famoso, a quem tanto admiro. Não penso em entrar com nenhuma medida judicial, mas quero que todos saibam do que aconteceu, pois esse é um delito muito grave.''
Na abertura de seu artigo, Paulo Coelho dizia que encontrou o texto na internet e admitia: ''Não fui eu quem escreveu o original (infelizmente), mas resolvi adaptá-lo, e agora posso pelo menos reivindicar parte de sua autoria''. Comparadas as íntegras dos dois artigos, vê-se que essa parte é bastante reduzida. Procurado por ÉPOCA, o escritor não quis se pronunciar. Em carta enviada ao jornal El Pais, sua agente literária, Monica Antunes, afirma que ele recebe centenas de textos enviados por leitores. Ela conta que, na ocasião, toda a equipe procurou exaustivamente saber de quem era a autoria do tal texto. A partir de agora, diz ela, Paulo Coelho passará a se referir a Sonia Hurtado como a autora.

Nenhum comentário: