sábado, 28 de janeiro de 2012

ALZHEIMER E A MÃO ESQUERDA X A RECEITA DO MEU PAI SOBRE COMO NUNCA TER ALZHEIMER

Recebi um e-mail esta semana, que transcrevo abaixo, enviado por minha irmã, me falando sobre Alzheimer. Como nossa mãe morreu desta mesma doença, tudo que se refere a ela, me desperta muito a atenção. Não foi diferente desta vez...
Se eu tivesse recebido este e-mail há uns 2 meses concordaria com tudo o que estava escrito, mas, confesso que hoje eu penso completamente diferente; mesmo não tendo base científica, digo que não adianta ler, aprender outras linguas, fazer exercícios, palavras cruzadas, andar por caminhos diferentes, comer comidas exóticas, experimentar novos sabores, ver filmes, ouvir músicas, sorrir e fazer novos amigos, etc... calma, eu explico no que me baseio para escrever tamanha “heresia”.
Minha mãe fazia basicamente tudo o que eu acima escrevi, mesmo assim, morreu aos 64 anos, tendo vivido os últimos 3 anos e meio, vitima desta doença terrível, enquanto isso, meu pai, que nunca fez nada do que é recomendado, pelo contrário, faz tudo “errado”, este ano completa 80 anos lúcido, lúcido, lúcido. Se brincar, mais lúcido que eu.

Receita do meu pai de como não ter Alzheimer:
  • Ser chato, muito, muito, muito chato e ignorante (ignorar fatos importantes).
  • Não se importar em fazer novas amizades, contar piadas, ler livros, ver filmes, ouvir música, fazer palavras cruzadas, aprender outro idioma, tocar um instrumento, ser feliz.
  • Comer só o que gosta, independente se faz bem ou mal. (não se preocupar nunca em saber o que é ligth, diet, calórico ou não, o que é gordura trans, poliinsaturada ou o que combina com o que, etc).
  • Jamais se abrir para experimentar novos sabores ou cardápio. Recusar antes mesmo de provar.(Afinal, se fosse gostoso, ele já teria experimentado em sua longa jornada de vida. Se ainda não experimentou é porque não presta).
  • Tomar coca-cola todos os dias. Todos os dias mesmo. Pelo menos um litro de coca-cola no almoço. Ah, coca-cola zero. Aquela que tem aspartame, que todos sabemos ser prejudicial a saúde.
  • Comer doce, no mínimo 2 colheres todos os dias, após o almoço. Se não tiver doce, comer 2 colheres de açúcar branco.
  • Só usar açúcar branco em sucos e outros alimentos. Jamais usar adoçante ou açúcar mascavo.
  • Tomar açaí com açúcar branco e farinha de bolinha de isopor todas as noites. Faltando uns 20 minutos para dormir. Isto significa dormir todos os dias com o estômago bem pesado.
  • Encher o saco de pelo menos 99% das pessoas ao lado dele.
  • Ter razão em tudo.
  • Se achar o mais sábio, capaz e preparado em todas as questões da vida. Nunca admitir que está errado ou não entende do assunto. Mesmo quando confrontado com provas e bases reais.
  • Nunca voltar atrás numa decisão tomada. Por mais errado que esteja.
  • Jamais ficar feliz com o sucesso de outra pessoa que não seja ele mesmo. Afinal, se ele não obteve sucesso, ninguém também deveria obter.
  • Criticar toda pessoa que é feliz ou bem sucedida. Se ele não o é, como eu ou você podemos ser?
  • Tentar impedir de todas as maneiras que as pessoas a sua volta sejam livres. Livre, só ele.
  • Nunca cumprir regras sociais. Fazer o que lhe vem a cabeça, independente se vai ferir ao não quem está ao seu lado ou convive com ele. Tipo: nunca mudar o horário de comer, dormir, levantar, viajar... quer fazer, faz, os outros que se adaptem ao seu próprio estilo de vida.
  • Oprimir todo mundo e nunca se permitir ser oprimido.

PRONTO: Eis a receita para nunca ter Alzheimer. Oprimir e Jamais permitir ser oprimido. Porque de fato é a única coisa que ele tem semelhante ao Silvio Santos, Hebe Camargo, Oscar Niemeyer, Dercy Gonçalves, Antonio Carlos Magalhães, José Sarney e todos os Coronéis, políticos e empresários que mandam ou mandaram na vida de um monte de gente, deixaram muitas pessoas feridas e no final da vida, estão ou estavam lúcidos, chegando a lembrar o nome de cada pessoa de quem encheu o saco. Sempre oprimiram, mas nunca, jamais, foram oprimidos. Tipo, os incomodados que se retirem...
Creio que neste ponto, eu e minha irmã concordamos...

ESTE FOI O E-MAIL QUE RECEBI

Alzheimer e a mão esquerda - Por Roberto Goldkorn, psicólogo e escritor
Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 'o Infalível'. Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no teto. Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que nunca mais esqueceu: esternocleidomastóideo.

O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.
Aliás, fico até mais tranqüilo diante do 'eu não sei ao certo' dos médicos; prefiro isso ao 'estou absolutamente certo de que....', frase que me dá arrepios.

E o que fazer... para evitarmos essas drogas?

Como?

Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das idéias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os afetados pela idade e pela vida 'bandida'.

Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai; não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer. Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.

Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos.. Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.

Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades: 7 de cada 10 doentes nunca ligaram para essas 'bobagens' e viveram vidas medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.

Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha?
Hum... Preocupante). Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de vodca do que de tédio', eu digo: melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.

Dicas para escapar do Alzheimer:

Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.

Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:

- use o relógio de pulso no braço contrário;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);
- vista-se de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes;
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho.
A proposta é mudar o comportamento rotineiro!
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!
Que tal começar a praticar agora, trocando o mouse de lado?
Que tal começar agora enviando esta mensagem, usando o mouse com a mão esquerda?
FAÇA ESTE TESTE E PASSE ADIANTE PARA SEUS (SUAS) AMIGOS (AS).
'Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer!'
Sucesso para você!!!
A cada 1 minuto de tristeza perdemos a oportunidade de sermos felizes por 60 segundos.
Obs.: Esta mensagem foi enviada por mim, com a mão esquerda

Nenhum comentário: