terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A IMPORTANCIA DE DORMIR BEM

Vá para a cama e boa noite - Os neurocientistas têm sido instigados pela necessidade de sono do cérebro. Por que os seres humanos precisam gastar um terço de seus dias dormindo? O sono se desenvolve em ciclos de aproximadamente 90 minutos com a fase mais profunda e importante - a REM [sigla inglesa para movimentos rápidos dos olhos] - ocorrendo em aproximadamente 60 minutos. Se você desperta no seu ciclo REM e o cérebro se religa, é como se um caminhão o abalroasse.

"Sem o sono REM, perdemos o que aprendemos naquele dia", diz Pierce Howard, Ph.D., diretor de pesquisa do Centro de Estudos Cognitivos Aplicados. Citando o professor de psicologia da Universidade de Cornell, James Mass, ele explica que o sono "transporta as memórias na forma de padrões neurais para a área do hipocampo no cérebro e realimenta o sistema com neurotransmissores utilizados durante o dia anterior".

As pessoas podem maximizar suas habilidades cerebrais para reter o que foi aprendido com o tipo e a quantidade de sono adequados. Os treinadores podem enfatizar a necessidade de os funcionários terem uma boa noite de sono depois das sessões. "Se você lidou com um monte de informações e dormiu, você pode despertar com insights melhores sobre aquilo que acabou de aprender", diz Ed Boyden, Ph.D., professor assistente do Departamento de Engenharia Biológica do MIT, de Cambridge.

Howard sugere uma noite de sono "natural", sem o uso de despertadores para assegurar o sono REM, depois de você ter despendido esforços para aprender algo novo.

Weber recomenda que uma informação seja trabalhada antes de se deitar, seja por uma revisão ou por uma conversa sobre o tema. "Trace um pequeno plano para o dia seguinte, ou converse com alguém. Depois, durma", diz Weber, que ajuda as empresas a usar a neurociência para criar o que ela chama de negócios "baseados no cérebro." Para auxiliar na retenção da informação, os profissionais de RH podem dar tarefas aos participantes para ser finalizadas no dia de treinamento.

Texto de Adrienne Fox da Hr Magazine

Nenhum comentário: