quarta-feira, 20 de junho de 2012

ALTER DO CHÃO – O CARIBE BRASILEIRO!

Imagine que aqui mesmo no Brasil,  exista um lugar comparado ao CARIBE; Com praias cobertas de areias branquinhas de tirar o fôlego, praias banhadas não pelo mar, mas pela água  doce e cristalina do Rio Tapajós. Ah, e, por falar em água doce, que esse lugar seja o maior “Aquífero” do mundo em volume de água. Com capacidade para matar a sede de todos os 7 bilhões de habitantes  do planeta terra multiplicado por 100 vezes. Imagine também, que neste lugar  você possa ver o incrível encontro das águas do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, que mesmo se encontrando as águas não se misturam; e que não exista a poluição e  o trânsito  das grandes cidades turísticas... Não é um sonho. Este lugar existe e foi eleito, de forma muito justa, pelo jornal inglês The Guardian uma das 10 mais belas praias do Brasil. O nome deste paraíso? ALTER DO CHÃO. O Caribe Brasileiro! Com gostinho de Paraíso inexplorado.
E é no mês  do meu aniversário, o  mês de agosto,  que a natureza escolhe  favorecer os rios paraenses. É que os rios  obedecem a um fenômeno da natureza: a vazante, período de menor volume de água. É a vazante  a responsável pelo aparecimento de dezenas de praias fluviais que brotam na região amazônica nessa época, revelando grandes extensões de areia branca e macia, bem como revelando uma rica vegetação. Em ALTER DO CHÃO o nível da água chega a baixar dez metros, o que proporciona o surgimento de cerca de 100 km de praias. Tem praia que  no verão chega a invadir 1 km rio adentro. As condições são convidativas: chove pouco, a temperatura média é de 25C, e a umidade, 88%.
Distante cerca de 1450km de Belém, capital do Estado do Pará (cerca de 807 Km, em linha reta), ALTER DO CHÃO fica localizada as margem do rio Tapajós, a cerca de 32 km de Santarém. Com uma beleza estonteante e um nascer e pôr do sol únicos. Quem tem a oportunidade e privilégio de conhecer e usufruir de ALTER DO CHÃO, ainda pode  na praia do Cururu espiar os BOTOS. Tanto o cor-de-rosa quanto o tucuxi (cinza) que visitam os barcos que estão com  seus motores desligados  em torno da praia no entardecer. Não é lenda, é fato. Os BOTOS existem e visitam ALTER DO CHÃO. É lindo!
Já escrevi muito. Mas,  melhor do que escrever é mostrar. Veja abaixo algumas fotos desse lugar dos sonhos e se pergunte: “É possível morar no Brasil, conhecer outros países e não conhecer  ALTER DO CHÃO”?!
Em tempo, foi neste paraíso que nasceu a fotógrafa brasileira Cristina Azevedo. Minha amiga,  a  quem particularmente chamo apenas de Cuiantã Pávula. É  isso.



Um comentário:

Anônimo disse...

Cadê o comentário q eu deixei aqui?
Dizia mais ou menos o seguinte:
Vc já está conhecedora demais sobre os encantos de Alter do Chão. Só precisa agora ir até lá e curtir tudo isso.
Selvagem.